fbpx
Este site é sustentado pela exibição de anúncios aos nossos visitantes. Considere nos apoiar colocando nosso site na lista de permissões.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes da atualidade para vender mais na internet e fora dela. Reforçar constantemente a sua marca para os seus clientes e possíveis clientes causa um impacto gigantesco no volume de vendas.

Porém, muitas empresas ainda cometem alguns erros básicos na hora de escrever o e-mail, que podem até causar o efeito contrário e afastar a clientela. O especialista Johann Dielert, editor de marketing digital do portal ReviewBox, dá algumas dicas do que não fazer no seu e-mail.

Errar no formato

O formato do e-mail e como ele é escrito são fatores tão importantes quanto o conteúdo da mensagem, já que isso pode afastar o seu público e tirar a credibilidade da mensagem.

Alguns dos erros mais comuns na forma do e-mail estão relacionados com o uso de imagens. Não usar imagens é (em muitos casos) prejudicial, já que elas ajudam a atrair a atenção do leitor, desde que passe a mensagem de maneira objetiva. Porém, colocar imagens demais é ainda pior, já que torna a mensagem cansativa e ainda pode causar problemas no carregamento.

Em relação à escrita, é essencial que o texto passe por revisões. Um erro gramatical grave pode tirar completamente a credibilidade da empresa. Além disso, a repetição de palavras também pode tornar o conteúdo cansativo para o cliente.

Outro erro de forma está no tamanho do e-mail. É importante que todas as informações essenciais estejam disponibilizadas de maneira clara. Muitas vezes, quem abre o e-mail não leva a caixa de rolagem até o final, então tome cuidado para não deixar a principal informação fora da quebra da página.

Tenha cuidado com os memes

Há algum tempo, muitas empresas resolveram se comunicar com seus clientes através de memes, geralmente definidos pela equipe de criação. Porém, isso muitas vezes afasta o leitor, pois nem todas as pessoas são antenadas nas tendências da internet e isso pode comprometer seriamente o entendimento da mensagem.

Além disso, o uso excessivo de memes em um e-mail o torna extremamente cansativo de ler e também pode tirar a credibilidade da empresa. Passar a mensagem é muito mais importante do que ser engraçado.

Enviar e-mails genéricos

Se você envia o mesmo e-mail marketing para toda a sua lista de contatos, está cometendo um erro. É importantíssimo segmentar o seu público e pensar o conteúdo dos e-mails para cada um deles. Analise as demandas de cada grupo e personalize as mensagens, assim, terá muito mais chances de realizar vendas.

Enviar e-mails demais

Mesmo que você não cometa nenhum dos erros anteriores, pode ser prejudicado pela frequência dos envios. Encher a caixa de e-mails dos seus clientes com certeza fará com que eles leiam cada vez menos as suas mensagens e aumentará a probabilidade de cancelamento de inscrições.