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7 mitos do Email Marketing – [O sexto é o mais incrível]

Mitos do email marketing

 

Você já ouviu falar que existem palavras que não se pode usar no e-mail? ou que o melhor horário pra enviar e-mails é 3h de uma quintas-feira?

É pura balela! 

Os dois exemplos são mitos do email marketing que percorrem a internet a muito tempo, a ainda tem gente que acredita neles.

Então antes de planejar a sua próxima campanha de e-mail marketing, veja com atenção essas dicas.

 


 

Acabando com os mitos do Email Marketing

 

1 – Os leitores estão se afogando em e-mails de marcas confiáveis

Na realidade, 60% dos consumidores recebam até seis e-mails por dia de grande marcas.

Os 40% restantes recebem três emails ou menos.

 

 

2 – Os consumidores gostam de clicar no botão spam

Pelo contrário! Menos de um de cada 2000 leitores marcam um e-mail como spam.

Olha este exemplo de uma campanha que enviei dia 13/05/2015

Estatisticas de envio

A lista que recebeu esta campanha foi extraída da internet, e teve apenas uma remoção em cada 900 recebedores

 

 

 

 

 

 

 

3 – Se eu enviar muitos e-mails os consumidores vão ignorar

A frequência de envio varia muito, cada tipo de produto tem um tempo. Teste sempre!
Se você envia normalmente um e-mail por mês, experimente enviar quatro e-mails por mês, tenho certeza que o número de aberturas aumentará significativamente.

Isso deve ao fato que seu servidor de e-mails vai ganhar reputação com as outras aberturas da sua lista. E assim sua lista/servidor vai ganhando mais reputação e confiança entre os servidores. E isso é fator de classificação de spam, fique atento!

 

 

4 – Certas palavras podem enviar o e-mail para a pasta de spam

As palavras do e-mail têm pouco, ou nenhum efeito para avaliação se um e-mail será considerado spam ou não.

Os fatores mais  importantes são a reputação do seu servidor, assinaturas SPF, DKIM DMARC, (devidamente configuradas) e a qualidade do código HTML da campanha.

 

 

5 – O melhor horário para enviar emails é quinta as 3h

Segundo  relatório da DMA, 85% das aberturas de emails são em até dois dias depois do envio, mas…
… apenas 21% das vendas acontecem nos primeiros dois dias. E 32% ocorrem em até duas semanas.

Então o dia e horário do envio pouco importam. Desde que o recebedor tenha tempo hábil de aproveitar a oferta.

Se você deseja estabelecer uma rotina, faça testes. Veja o que lhe agrada mais, e defina o melhor dia e horário para sua lista.

 

 

6 – Usar um assunto curto tem melhores resultados

Assuntos com até 60 caracteres tem mais aberturas.
Assuntos entre 60 e 70 caracteres os emails tem mais cliques.

Isso acontece pois, com um assunto curto o leitor fica curioso, ele abre o e-mail para saber mais, e o interesse acaba ali.
Já com o assunto bem completo e elaborado, o leitor terá um interesse no conteúdo, antes mesmo de abrir.
Após a leitura (scan) do e-mail o leitor está apto para realizar uma ação, no caso o clique.

Dica:

Crie um assunto bem focado no conteúdo que o leitor irá receber (quando clicar em um link do e-mail).
– Só no assunto você já vai filtrar os leitores que realmente tem potencial de realizar uma ação, seja ela um clique ou uma compra.

No corpo do e-mail reduza ao máximo as opções de saída do e-mail, não dê muitas informações e desperte a curiosidade.
– Como você já tem um leitor efetivo no e-mail, basta apenas deixar ele interessado no que você tem a oferecer. Uma oferta por tempo limitado é uma ótima ideia.

No site destino, entregue a informação de maneira rápida e confiável. Para o leitor perceber que a ação que ele executou ( CTA ) teve um resultado.

Essas três dicas combinadas trazem resultados de até +30% na ponta do funil.

 

 

7 – A newsletter deve ser curta e objetiva

Se tem uma categoria de e-mail que não precisa ser curto é a Newsletter. Embora a maioria dos e-mails que fazemos precisa ser conciso, até mesmo para manter a atenção do leitor, o boletim de notícias (a famosa newsletter) deve ser usado para ajudar a construir um relacionamento de longo prazo com o leitor.

Você deve começar sua newsletter com uma chamada à ação para incentivar as conversões, mas além disso você deve ter informações úteis para manter uma relação com o leitor.

Você pode até mesmo compartilhar o conteúdo de outros sites e blogs com sua lista, como uma informação adicional. veja o que é relevante para seu leitor, e adicione esse conteúdo de forma breve e chamativa. Com esse truque você cria uma relação de confiança baseada em conteúdo, e você não vai precisar cria novos conteúdo apenas para divulgar seu material.

Dica:

Faça uma parceria com o  site ou blog criador do conteúdo que você irá divulgar. Entre em contato dizendo que pretende divulgar o conteúdo dele, sem custo, apenas em troca de uma divulgação no site dele. De uma conversa simples você terá ótimos contatos e divulgações gratuitas.

De contatos como estes você pode ganhar pequenas divulgações do seu site/serviço, pode ganhar visitas no site e até mesmo novos inscritos na sua lista.

 

 

Conclusão

Fazer uma campanha de sucesso requer trabalho duro e atenção, mas acima de tudo exige que você crie uma ótima relação com seu leitor.
Então evite criar e-mails apenas para vender. E não tente copiar as grandes marcas, o que funciona para uma empresa nem sempre vai funcionar para outra.

É por isso que você precisa para realizar testes, e mais testes, para garantir que suas campanhas estão realmente ajudando sua lista.

 

Douglas W. P.
Douglas W. P.
Gaúcho de 26 anos, criei a finalizart.com no fim de 2008. Depois de passar por quase todas as áreas de uma agência, vi que me identificava mais como Designer onde atuo até hoje, e sei fazer um bom café. :D Especialidades: Semântica e Otimização SEO, HTML5, jQuery, CSS \o/.

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