Você já ouviu falar que existem palavras que não se pode usar no e-mail? ou que o melhor horário pra enviar e-mails é 3h de uma quintas-feira?
É pura balela!
Os dois exemplos são mitos do email marketing que percorrem a internet a muito tempo, a ainda tem gente que acredita neles.
Então antes de planejar a sua próxima campanha de e-mail marketing, veja com atenção essas dicas.
Acabando com os mitos do Email Marketing
1 – Os leitores estão se afogando em e-mails de marcas confiáveis
Na realidade, 60% dos consumidores recebam até seis e-mails por dia de grande marcas.
Os 40% restantes recebem três emails ou menos.
2 – Os consumidores gostam de clicar no botão spam
Pelo contrário! Menos de um de cada 2000 leitores marcam um e-mail como spam.
Olha este exemplo de uma campanha que enviei dia 13/05/2015
3 – Se eu enviar muitos e-mails os consumidores vão ignorar
A frequência de envio varia muito, cada tipo de produto tem um tempo. Teste sempre!
Se você envia normalmente um e-mail por mês, experimente enviar quatro e-mails por mês, tenho certeza que o número de aberturas aumentará significativamente.
Isso deve ao fato que seu servidor de e-mails vai ganhar reputação com as outras aberturas da sua lista. E assim sua lista/servidor vai ganhando mais reputação e confiança entre os servidores. E isso é fator de classificação de spam, fique atento!
4 – Certas palavras podem enviar o e-mail para a pasta de spam
As palavras do e-mail têm pouco, ou nenhum efeito para avaliação se um e-mail será considerado spam ou não.
Os fatores mais importantes são a reputação do seu servidor, assinaturas SPF, DKIM e DMARC, (devidamente configuradas) e a qualidade do código HTML da campanha.
5 – O melhor horário para enviar emails é quinta as 3h
Segundo relatório da DMA, 85% das aberturas de emails são em até dois dias depois do envio, mas…
… apenas 21% das vendas acontecem nos primeiros dois dias. E 32% ocorrem em até duas semanas.
Então o dia e horário do envio pouco importam. Desde que o recebedor tenha tempo hábil de aproveitar a oferta.
Se você deseja estabelecer uma rotina, faça testes. Veja o que lhe agrada mais, e defina o melhor dia e horário para sua lista.
6 – Usar um assunto curto tem melhores resultados
Assuntos com até 60 caracteres tem mais aberturas.
Assuntos entre 60 e 70 caracteres os emails tem mais cliques.
Isso acontece pois, com um assunto curto o leitor fica curioso, ele abre o e-mail para saber mais, e o interesse acaba ali.
Já com o assunto bem completo e elaborado, o leitor terá um interesse no conteúdo, antes mesmo de abrir.
Após a leitura (scan) do e-mail o leitor está apto para realizar uma ação, no caso o clique.
Dica:
Crie um assunto bem focado no conteúdo que o leitor irá receber (quando clicar em um link do e-mail).
– Só no assunto você já vai filtrar os leitores que realmente tem potencial de realizar uma ação, seja ela um clique ou uma compra.
No corpo do e-mail reduza ao máximo as opções de saída do e-mail, não dê muitas informações e desperte a curiosidade.
– Como você já tem um leitor efetivo no e-mail, basta apenas deixar ele interessado no que você tem a oferecer. Uma oferta por tempo limitado é uma ótima ideia.
No site destino, entregue a informação de maneira rápida e confiável. Para o leitor perceber que a ação que ele executou ( CTA ) teve um resultado.
Essas três dicas combinadas trazem resultados de até +30% na ponta do funil.
7 – A newsletter deve ser curta e objetiva
Se tem uma categoria de e-mail que não precisa ser curto é a Newsletter. Embora a maioria dos e-mails que fazemos precisa ser conciso, até mesmo para manter a atenção do leitor, o boletim de notícias (a famosa newsletter) deve ser usado para ajudar a construir um relacionamento de longo prazo com o leitor.
Você deve começar sua newsletter com uma chamada à ação para incentivar as conversões, mas além disso você deve ter informações úteis para manter uma relação com o leitor.
Você pode até mesmo compartilhar o conteúdo de outros sites e blogs com sua lista, como uma informação adicional. veja o que é relevante para seu leitor, e adicione esse conteúdo de forma breve e chamativa. Com esse truque você cria uma relação de confiança baseada em conteúdo, e você não vai precisar cria novos conteúdo apenas para divulgar seu material.
Dica:
Faça uma parceria com o site ou blog criador do conteúdo que você irá divulgar. Entre em contato dizendo que pretende divulgar o conteúdo dele, sem custo, apenas em troca de uma divulgação no site dele. De uma conversa simples você terá ótimos contatos e divulgações gratuitas.
De contatos como estes você pode ganhar pequenas divulgações do seu site/serviço, pode ganhar visitas no site e até mesmo novos inscritos na sua lista.
Conclusão
Fazer uma campanha de sucesso requer trabalho duro e atenção, mas acima de tudo exige que você crie uma ótima relação com seu leitor.
Então evite criar e-mails apenas para vender. E não tente copiar as grandes marcas, o que funciona para uma empresa nem sempre vai funcionar para outra.
É por isso que você precisa para realizar testes, e mais testes, para garantir que suas campanhas estão realmente ajudando sua lista.
GOSTEI MUITO…INTELIGENTE
Me diz uma coiza …como colocar no email fixo o FACE B. como esta no seu muito inteligente
Muito legal cara bem explicado, já virei fã (risos) valeu mesmo top conteúdo.