Minha proposta neste artigo é trazer uma abordagem, mesmo que superficial, sobre como pequenas coisas podem estar atrapalhando o desempenho das sua campanhas, e prejudicando seus resultados. Então observe essas dicas rápidas e sua próxima campanha será ainda melhor!

Apesar de variar muito de acordo com a plataforma, os filtros anti-spam normalmente avaliam todo o conteúdo de de um email. Texto, links, imagens, formatação e assunto.

E ainda tem as configurações do servidor de emails e domínio, além dos dados de remetente, como: nome e e-mail.

Requisitos indicados a quem deseja aproveitar essa dicas:

  1. Servidor de emails está devidamente configurado.
  2. Lista de email verificada, com no máximo de 6% de emails inválidos.

Com esses requisitos o que nos resta é melhorar a qualidade do conteúdo que você envia.

Primeiro vamos avaliar quem está enviado o email.

O Remetente:

A primeira informação que temos que verificar é o remetente. Essa informação é muito importante para quem vai receber, pois é o primeiro ponto de confiança entre o leitor e você.

Exemplo de remetente que deve ser evitado
  1. EVITE usar nome e e-mail genéricos.
    E-mails como mkt13@dominio.com  não passam confiança pro leitor, prefira usar seu nome, e um e email que realmente te represente.
  2. Tente manter sempre o mesmo e-mail de remetente para os que já recebiam suas mensagens continuem sem precisar configurar o mesmo.
  3. Se possível peça para que seus contatos adicionem o e-mail que escolheu como remetente de suas mensagens em sua lista de contatos,
    catálogo de endereços ou nas listas de remetentes confiáveis, assim os filtros do programa de e-mail não irá bloquear o conteúdo de suas mensagens.

Dica:
Crie um email em que o leitor possa enviar um email de resposta, e assim criar um relacionamento entre seus emails.
Essa ação simples ajuda muito a melhorar a qualidade da sua lista, e também a reputação do seu servidor.

O Assunto:

  • Evite usar frases no imperativo!
    Frases como não perca tempo!’, ‘compre já!’
  • Não utilizar caracteres especiais ou emoticons

-> Leitura Complementar: 7 mitos do Email Marketing – [O sexto é o mais incrível]

O Conteúdo:

Este deve ser o ponto mais importante, e onde você deve ter mais atenção ao criar sua campanha de email marketing.

  • Evite usar corte e fontes muito contrastantes, como, uma frase em vermelho, outra em verde, outra em laranja.
  • Envie mensagens com anexos somente se for realmente necessário.
  • Procure não enviar somente uma imagem, insira também texto em sua mensagem e se a imagem for grande, tente dividir ela em imagens menores.
  • Não utilize ferramentas como Word para gerar suas mensagens em HTML, pois editores do tipo inserem muitas tags inúteis e dessa forma o código de sua mensagem ficará poluído.
  • Tente deixar o texto de suas mensagens mais visível possível. Procure utilizar cores que façam contraste entre o texto e o fundo de sua mensagem.

-> Leia Também: Como testar email marketing antes do envio?

Links diversos e Opt-Out (Cancelar):

Esta é uma lei, sempre ao enviar uma campanha dê a opção do leitor sair da sua lista. Este link de opt-out normalmente é colocado no rodapé do email, mas alguns, assim como eu, preferem colocar o link logo no início da mensagem, antes mesmo do conteúdo.

Essa técnica ajuda a você criar listas de emails mais focadas em quem realmente tem interesse no conteúdo. Quanto a sua lista ficar mais fiel e preparada você passa a gastar tempo, dinheiro e paciência somente com quem realmente te interessa.

  • Se for inserir link por extenso em suas mensagens coloque sempre dessa forma http://www.dominio.com.br ao invés de www.dominio.com.br
  • Se seu sistema permitir, crie uma campanha de recuperação, uma email que será enviado sempre que alguém sair da sua lista. Essa técnica pode salvar um leitor que clicou por acidente.

-> Veja Também: Meus 11 segredos para criar emails com ótimos resultados

Tamanho da Lista e Servidores de Envio:

Não adianta ter uma qualidade excelente em todos os pontos, se ao enviar sua campanha seu sistema estiver sobrecarregado. E da mesma forma não precisamos de muitos servidores para enviar email marketing para listas pequenas.

Neste quesito você deve observar os seguintes pontos:

Listas Pequenas (até mil contatos):
  • Evite enviar para mais de 50 contatos por vez.
  • Um servidor de envio é mais que suficiente.
  • Servidores gratuitos podem ser uma excelente alternativa.
Listas Grandes:
  • Prefira enviar os emails individualmente, não em blocos.
  • Eu uso um servidor para cada 4 mil contatos.
  • E limito o envio para 2 mil disparos por hora (por servidor).
  • Rotacionamento de IP nunca é uma boa ideia.

-> Veja Também: 10 dicas para seu cliente querer abrir seus e-mails

Conclusão

Essas práticas podem ser aplicadas em qualquer campanha de email, e lá no final fazem uma diferença enorme no resultado.

Use-as com sabedoria!

Sucesso,
Douglas W. P.