Esse ano definitivamente fez as pessoas acordarem para a importância da prática de atividade física. Por outro lado, com o fechamento das academias de ginástica, esse tipo de empreendimento precisou inovar tanto para não perder os clientes quanto para atrair mais alunos.
Para tanto, a maioria das academias investiu pesado em marketing, mas nem sempre da maneira correta. Por exemplo, quem pensa que o e-mail marketing é coisa do passado se engana. Essa ainda é a principal estratégia para alcançar taxas altas de conversão e com baixo custo.
Mas, é claro que, para que o e-mail marketing gere resultados expressivos no mercado fitness é preciso saber que não basta criar uma lista com atuais e possíveis clientes e enviar qualquer tipo de conteúdo aleatoriamente.
Para aumentar a conversão, ou seja, fazer com que o máximo de pessoas receba, abra, clique em um link, preencha um cadastro, responda uma pergunta ou faça o que você sugere, é preciso seguir alguns passos cruciais.
Segmentação eficiente
Não adianta enviar o mesmo conteúdo para a sua lista de contatos. Afinal, nem todo mundo tem os mesmos interesses e isso pode acabar derrubando sua taxa de abertura de e-mail.
Por isso, o primeiro passo na sua estratégia de aumentar a taxa de conversão do seu e-mail marketing é segmentar os envios, criando grupos de remetentes, separados de acordo com o perfil, gênero, idade e preferências de exercícios físicos e objetivos.
O editor de esporte e boa forma do Saudável&Forte, Raul Barbosa, recomenda, por exemplo, enviar e-mails para contatos que já são clientes de um plano mensal, estimulando-os a mudar para um plano anual, mostrando a economia que fariam.
Já para os contatos que ainda não são clientes, podem ser enviados e-mails convidando para uma aula experimental e mostrando quais os benefícios das modalidades de treinos oferecidas.
Assunto atrativo
É o assunto do e-mail o principal responsável por fazer o contato abrir ou não a mensagem. Por isso, invista em técnicas que atraiam a atenção do remetente.
O ideal é manter o assunto curto, para que se possa ler a frase por inteiro. Além disso, sempre que possível inclua um número na frase e evite palavras como: imperdivel, promoção, grátis e compre.
Conteúdo relevante
Não basta enviar e-mails genéricos e esperar retorno. Se o plano é conseguir mais clientes – e também fidelizar os já existentes – é preciso investir na criação de um conteúdo rico, de interesse dos remetentes.
Vale considerar contratar um profissional que poderá criar conteúdos exclusivos e baseados nos perfis e interesses dos leads. Mas não deixe de pensar também na diversidade do material.
Blog posts, infográficos e e-books são sempre interessantes. Mas, quando se trata de exercícios físicos, são os vídeos que podem atrair ainda mais clientes.
Mensagens promocionais
Sempre que possível, inclua no planejamento do e-mail marketing mensagens promocionais e parcerias com outros estabelecimentos que possam interessar ao público fitness.
Uma opção é enviar um e-mail para um segmento de clientes antigos apresentando outras modalidades esportivas oferecidas na academia, com descontos e disponibilizando uma aula experimental.
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