Olá colegas Extratores,

Hoje trago um pequeno tutorial de como eu testo as minhas campanhas de email marketing antes de fazer o envio. É bem simples e rápido, e muito importante para garantir que não aconteçam erros com sua mala direta.

 


 

Porque testar?

Apesar de todos sabermos o motivos de um teste, nem sempre gostamos de fazer testes. A confiança que nós criamos em nossas habilidades, ou nos nossos conhecimentos, nos limitam a aceitar o que criamos como sendo a melhor opção. Além do fato dos testes tomarem tempo e esforço. E ignorar o teste é algo muito comum no nosso meio profissional.

O hábito de fazer sempre a mesma coisa pode estar sufocando a sua capacidade de melhorar. Então faça testes, Teste sempre que possível, pois só testando que você poderá comprovar a qualidade das campanhas que você está criando.

 

 

Como testar seu e-mail marketing?

Antes de começar a testar sua campanha de e-mail marketing, você vai precisar de um serviço de email (Servidor de Envios), devidamente configurado e funcionando.

 

Tudo pronto para testar email marketing? Então vamos começar:

 

Passo 1 – Acesse o site www.mail-tester.com

Este site é uma ferramenta de teste de spam e qualidade de código, mas ele fornece tantas informações que pode ser muito mais útil do que você imagina.

Ao acessar o site você vai receber um email temporário. Copie este e-mail (CTRL+C ou CMD+C)

[image src=”https://www.extrator.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Tutorial-1-600.jpg” width=”600″ height=”300″ align=”center” caption=”Tela Inicial do Sistema Mail-Tester” link=”http://bit.ly/1GjIv3E” link_image=”https://www.extrator.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Tutorial-1.jpg” target=”_blank” alt=”Tela Inicial do Sistema Mail-Tester” border=”0″ greyscale=”0″]

 

2 – Envie sua campanha para o temporário

Agora você deve enviar a sua campanha para o email que o sistema te forneceu.

IMPORTANTE: Você não pode enviar sua campanha para o email teste como “Cópia” (CO), ou ainda “Cópia Oculta” (CCO). O email de teste deve ser o destinatário principal.

A maioria dos sistemas de envio tem um campo onde você pode enviar um email de teste. Se informe sobre essa funcionalidade com seu fornecedor.

[image src=”https://www.extrator.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Mensagem-Enviada.jpg” width=”262″ height=”146″ align=”center” caption=”Envie sua campanha para o email de testes” link=”http://bit.ly/1GjIv3E” link_image=”” target=”_blank” alt=”Enviando o Email de teste” border=”0″ greyscale=”0″]

 

3 – Aguarde o Resultado

Após disparar sua campanha volte ao site mail-tester.com e clique no botão azul no centro de tela.

– Aguarde a contagem regressiva e veja seu resultado.

O sistema pode não receber seu email na primeira tentativa, ou existe um atraso no seu servidor de envios, de qualquer maneira o MailTester irá reiniciar o teste até 10 vezes.

IMPORTANTE: Se seu não chegar ao MailTester repita o processo, ou entre em contato com seu fornecedor do serviço de envios.

[image src=”https://www.extrator.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Tutorial-2-600.jpg” width=”600″ height=”300″ align=”center” caption=”Resultado do meu teste” link=”http://bit.ly/1GjIv3E” link_image=”https://www.extrator.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Tutorial-21.jpg” target=”_blank” alt=”Resultado do teste no Mail-Tester” border=”0″ greyscale=”0″]

 

 

 

Conclusão

Fazer o teste da sua campanha só vai te trazer vantagens, pois com base no resultado você pode avaliar a qualidade real do seu e-mail marketing. Realizo este teste de email marketing em todas as minhas campanhas, até mesmo quando vou validar uma lista de email criei online. E sinceramente acho que é a melhor maneira de testar email marketing.

Melhorando sua campanha você aumenta muito as chances de sucesso, bem como evita bloqueios dos servidores, aumenta a taxa de entrega, e descobre eventuais falhas de.

 

Então só pra te lembrar, teste sempre!

Sucesso!