Como testar email marketing antes do envio?

Advert

Olá colegas Extratores,
Hoje trago um pequeno tutorial de como eu testo as minhas campanhas de email marketing antes de fazer o envio. É bem simples e rápido, e muito importante para garantir que não aconteçam erros com sua mala direta.


Porque testar?

Apesar de todos sabermos o motivos de um teste, nem sempre gostamos de fazer testes. A confiança que nós criamos em nossas habilidades, ou nos nossos conhecimentos, nos limitam a aceitar o que criamos como sendo a melhor opção. Além do fato dos testes tomarem tempo e esforço. E ignorar o teste é algo muito comum no nosso meio profissional.

O hábito de fazer sempre a mesma coisa pode estar sufocando a sua capacidade de melhorar. Então faça testes, Teste sempre que possível, pois só testando que você poderá comprovar a qualidade das campanhas que você está criando.

Como testar seu e-mail marketing?

Antes de começar a testar sua campanha de e-mail marketing, você vai precisar de um serviço de email (Servidor de Envios), devidamente configurado e funcionando.

Tudo pronto para testar email marketing? Então vamos começar:

Passo 1 – Acesse o site www.mail-tester.com

Este site é uma ferramenta de teste de spam e qualidade de código, mas ele fornece tantas informações que pode ser muito mais útil do que você imagina.

Ao acessar o site você vai receber um email temporário. Copie este e-mail (CTRL+C ou CMD+C)

Tela Inicial do Sistema Mail-Tester.com
Tela Inicial do Sistema Mail-Tester

2 – Envie sua campanha para o temporário

Agora você deve enviar a sua campanha para o email que o sistema te forneceu.

IMPORTANTE: Você não pode enviar sua campanha para o email teste como “Cópia” (CO), ou ainda “Cópia Oculta” (CCO). O email de teste deve ser o destinatário principal.

A maioria dos sistemas de envio tem um campo onde você pode enviar um email de teste. Se informe sobre essa funcionalidade com seu fornecedor.

Verificando o recebimento dos e-mails
Após o envio devemos aguardar recebimento e avaliação do e-mail

3 – Aguarde o Resultado

Após disparar sua campanha volte ao site mail-tester.com e clique no botão azul no centro de tela.

– Aguarde a contagem regressiva e veja seu resultado.

O sistema pode não receber seu email na primeira tentativa, ou pode acontecer um atraso no recebimento, de qualquer maneira o MailTester irá reiniciar a contagem por até 10 vezes.

IMPORTANTE: Se seu não chegar ao MailTester repita o processo, ou entre em contato com seu fornecedor do serviço de envios.

Print do site mail-tester.com
Resultado do teste no Mail-Tester

Conclusão

Fazer o teste da sua campanha só vai te trazer vantagens, pois com base no resultado você pode avaliar a qualidade real dos seus envios de e-mail marketing. Realizo este teste em todas as minhas campanhas, até mesmo quando vou validar uma lista de email criei online. E sinceramente acho que é a melhor maneira de testar por completo o disparo.

Melhorando sua campanha você aumenta muito as chances de sucesso, também ajuda a evitar bloqueios dos servidores, aumenta a taxa de entrega, e descobre eventuais falhas de configuração.

Então só pra te lembrar, teste sempre!

Sucesso!

Programas e ferramentas que eu uso e recomendo

Sempre recebo dicas e dúvidas dos leitores do nosso blog. Entre as diversas ferramentas que já testei nos últimos anos algumas tem se destacado, e pra facilitar o acesso deixo sempre essa lista no fim das publicações.Espero que aproveite bem e se tiver mais alguma pra recomendar deixe seu comentário ou envie por email.DigitalOcean Referral Badge

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.
O Extrator é um site sem fins lucrativos. Contudo tenho um grande gasto com servidores. Considere apoiar esse site com uma doação de qualquer valor.

Chave PIX:
contato@extrator.com.br – Mercado Pago

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

Você sabia que o existe um recursos chamado modo confidencial do Gmail que permite enviar e-mails que se autodestroem? Isso mesmo! É uma forma de manter suas mensagens seguras e privadas, especialmente se elas contêm informações sensíveis, como números de conta ou...

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Neste tutorial vamos aprender como extrair e-mails de textos aleatórios ou de uma pesquisa específica no Google, o Extrator de Emails Finalizart é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que pode ajudar. Olá, meu nome é Douglas W. P. e sou o criador do Extrator de...