Como testar email marketing antes do envio?

Mitos do email marketing
7 mitos do Email Marketing – [O sexto é o mais incrível]
19/05/2015
Como criar email marketing
Envie email marketing com o Gmail
09/02/2016
Ver todos

Como testar email marketing antes do envio?

Como testar uma campanha antes do envio

Olá colegas Extratores,

Hoje trago um pequeno tutorial de como eu testo as minhas campanhas de email marketing antes de fazer o envio. É bem simples e rápido, e muito importante para garantir que não aconteçam erros com sua mala direta.

 


 

Porque testar?

Apesar de todos sabermos o motivos de um teste, nem sempre gostamos de fazer testes. A confiança que nós criamos em nossas habilidades, ou nos nossos conhecimentos, nos limitam a aceitar o que criamos como sendo a melhor opção. Além do fato dos testes tomarem tempo e esforço. E ignorar o teste é algo muito comum no nosso meio profissional.

O hábito de fazer sempre a mesma coisa pode estar sufocando a sua capacidade de melhorar. Então faça testes, Teste sempre que possível, pois só testando que você poderá comprovar a qualidade das campanhas que você está criando.

 

 

Como testar seu e-mail marketing?

Antes de começar a testar sua campanha de e-mail marketing, você vai precisar de um serviço de email (Servidor de Envios), devidamente configurado e funcionando.

 

Tudo pronto para testar email marketing? Então vamos começar:

 

Passo 1 – Acesse o site www.mail-tester.com

Este site é uma ferramenta de teste de spam e qualidade de código, mas ele fornece tantas informações que pode ser muito mais útil do que você imagina.

Ao acessar o site você vai receber um email temporário. Copie este e-mail (CTRL+C ou CMD+C)

Tela Inicial do Sistema Mail-Tester

Tela Inicial do Sistema Mail-Tester

 

2 – Envie sua campanha para o temporário

Agora você deve enviar a sua campanha para o email que o sistema te forneceu.

IMPORTANTE: Você não pode enviar sua campanha para o email teste como “Cópia” (CO), ou ainda “Cópia Oculta” (CCO). O email de teste deve ser o destinatário principal.

A maioria dos sistemas de envio tem um campo onde você pode enviar um email de teste. Se informe sobre essa funcionalidade com seu fornecedor.

Enviando o Email de teste

Envie sua campanha para o email de testes

 

3 – Aguarde o Resultado

Após disparar sua campanha volte ao site mail-tester.com e clique no botão azul no centro de tela.

– Aguarde a contagem regressiva e veja seu resultado.

O sistema pode não receber seu email na primeira tentativa, ou existe um atraso no seu servidor de envios, de qualquer maneira o MailTester irá reiniciar o teste até 10 vezes.

IMPORTANTE: Se seu não chegar ao MailTester repita o processo, ou entre em contato com seu fornecedor do serviço de envios.

Resultado do teste no Mail-Tester

Resultado do meu teste

 

 

 

Conclusão

Fazer o teste da sua campanha só vai te trazer vantagens, pois com base no resultado você pode avaliar a qualidade real do seu e-mail marketing. Realizo este teste de email marketing em todas as minhas campanhas, até mesmo quando vou validar uma lista de email que vendi na minha loja de serviços. E sinceramente acho que é a melhor maneira de testar email marketing.

Melhorando sua campanha você aumenta muito as chances de sucesso, bem como evita bloqueios dos servidores, aumenta a taxa de entrega, e descobre eventuais falhas de.

 

Então só pra te lembrar, teste sempre!

Sucesso!

Douglas W. P.
Douglas W. P.
Gaúcho de 26 anos, criei a finalizart.com no fim de 2008. Depois de passar por quase todas as áreas de uma agência, vi que me identificava mais como Designer onde atuo até hoje, e sei fazer um bom café. :D Especialidades: Semântica e Otimização SEO, HTML5, jQuery, CSS \o/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *