Seus e-mails não dão resultado? Volte ao básico!

Advert

Investir tempo e dinheiro ao criar uma campanha de email marketing deve ser algo muito bem pensado. Mas segundo a DMA (Direct Marketing Association) pra cada R$ 1 gasto em e-mail marketing, a média de retorno é de R$ 41. São 410% de lucro, algo praticamente impossível em outros formatos de marketing.

E se você está tendo resultados muito inferiores a isso, algo está errado!

Porque meus emails não dão resultado?

Nas respostas abaixo você pode incrementar hoje o rendimento da suas campanhas, Confira!


1. Seus assuntos não causam uma boa impressão

A experiência do seu destinatário com o email começa antes que o email seja aberto – com o assunto. Muita coisa está em jogo nesses 50 caracteres ou menos. Alguns erros clássicos incluem os CAPS, pontos de exclamação excessivos, e – é claro – assuntos que não apresentam o real conteúdo do seu email.

O que fazer? Testes A/B para seus assuntos.
Tente fazer com que eles sejam o mais fiéis possível ao conteúdo do próprio email.

2. Seu leitor fica entediado

Seus emails são secos, grandes e/ou monótonos?  Imagine que o destinatário do email está se arrumando para uma reunião importante,  procurando seus sapatos, seu filho se lambuzou todo durante o almoço, e ele já está atrasado para uma reunião. Ele não tem um ano para tentar decodificar e analisar o que você gostaria de dizer com milhares de palavras. O tempo dele é precioso, não o desperdice.

O que fazer? Não tenha medo de usar um pouco de toque humano, ou até mesmo de ser um pouco divertido. (Como nestes emails da Enjoei)
Não tente escrever um romance – o mais rápido você puder chegar ao seu CTA melhor.

3. Você esqueceu/confundiu o nome do cliente

Durante o meu pior relacionamento na faculdade, a menina com quem eu estava saindo admitiu que ela tinha esquecido o meu nome. Ela explicou que havia saído e conhecido diversos caras naqueles últimos dias, mas não tem como a gente aceitar muito bem, certo? O estrago já estava feito. Ou seja, você precisa promover a customização de email marketing quando enviar os seus, pelo menos, não tente não usar o nome errado.

O que fazer? Tente sempre estar com seu banco de dados da sua base atualizado, nesse caso, a automação de marketing pode ajudá-lo facilmente a nunca incorrer nesse deslize.

4. Você está falando excessivamente sobre você

O público de seus emails não precisa de emails a respeito de como você está reformando sua empresa, ou como ela celebrou recentemente seu décimo quarto mês no mercado. Deixe este tipo de atualizações para seu blog ou mídias sociais … ou para um telefonema para sua mãe.

O que fazer? Faça com que seus emails tenham o foco somente no seu público, nas suas personas.
Eles deverão ser interessantes e divertidos para as pessoas que ainda não estão 100% certas de investirem em seu negócio.

5. Você não dá oportunidade de conversa

Email marketing é sobre conversas e relacionamentos, não sobre exibicionismos. Não envie vários emails sobre um tópico que seu público não esteja interessado; não envie o mesmo email duas vezes; e – se você tiver a tecnologia – tente não oferecer para eles um conteúdo que eles já viram em seu blog ou site.

O que fazer? Use a automação de marketing para ouvir e responder às preferências e comportamentos das suas personas.
Deixe um caminho para que seus leitores entre em contato de forma fácil e rápida.

Avalie o que você pode melhorar e o que se encaixa no seu caso.
E vamos juntos melhorar nossos e-mails.

Sucesso,
Douglas W. P.

Programas e ferramentas que eu uso e recomendo

Sempre recebo dicas e dúvidas dos leitores do nosso blog. Entre as diversas ferramentas que já testei nos últimos anos algumas tem se destacado, e pra facilitar o acesso deixo sempre essa lista no fim das publicações.Espero que aproveite bem e se tiver mais alguma pra recomendar deixe seu comentário ou envie por email.DigitalOcean Referral Badge

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.
O Extrator é um site sem fins lucrativos. Contudo tenho um grande gasto com servidores. Considere apoiar esse site com uma doação de qualquer valor.

Chave PIX:
contato@extrator.com.br – Mercado Pago

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

Você sabia que o existe um recursos chamado modo confidencial do Gmail que permite enviar e-mails que se autodestroem? Isso mesmo! É uma forma de manter suas mensagens seguras e privadas, especialmente se elas contêm informações sensíveis, como números de conta ou...

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Neste tutorial vamos aprender como extrair e-mails de textos aleatórios ou de uma pesquisa específica no Google, o Extrator de Emails Finalizart é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que pode ajudar. Olá, meu nome é Douglas W. P. e sou o criador do Extrator de...