O que podemos aprender sobre e-mail marketing com a estratégia de grandes empresas

Uma campanha de sucesso pode mudar por muito tempo os rumos do marketing digital. Por isso, é sempre importante ficar atento às estratégias adotadas pelas grandes empresas, que realizam muitos testes e têm a exata noção do que funciona com os clientes. Para te inspirar, trouxemos algumas marcas que fazem muito sucesso com seus e-mails, além dos motivos por trás do êxito de cada uma. Com bons exemplos e as melhores ferramentas, você conseguirá criar ótimas campanhas.

Netflix

A Netflix apresenta vários dos conceitos mais importantes do e-mail marketing em suas campanhas. O primeiro deles é a segmentação extrema das mensagens. Se você assina a plataforma, já deve ter recebido mensagens com recomendações precisas de acordo com o seu gosto para filmes e séries.

Mas, a grande estratégia do site de streaming está na data do envio dos e-mails. A maioria das mensagens é enviada no domingo, o dia de maior sucesso da plataforma. De acordo com um levantamento do site LateNightStreaming, o número de buscas pelo termo “Netflix” no Google costuma ser entre 90% e 100% maior aos domingos do que nos demais dias da semana, mostrando que a empresa é certeira em escolher os finais de semana para o envio dos e-mails.

A tendência é que a análise minuciosa do horário mais adequado para os envios se torne cada vez mais importante. A ferramenta Sensei, da Adobe, já utiliza a inteligência artificial para informar o melhor momento para mandar cada mensagem.

Amazon

A consolidação da Amazon como a maior empresa de e-commerce do mundo passa muito pela estratégia dos e-mails. Por conta das técnicas de machine learning e de seus algoritmos avançadíssimos, a gigante americana consegue enviar recomendações muito precisas.

Outro êxito da Amazon está na utilidade dos e-mails. Ao fazer uma compra, imediatamente recebemos uma mensagem com um botão para rastrear o pedido. Isso faz com que os clientes entrem várias vezes na mensagem, que também contém várias recomendações de produtos, incentivando futuras compras.

Uber

A maior lição dos e-mails da Uber é que ser direto ao ponto, às vezes, é muito mais importante do que criar conteúdos longos. A maioria das mensagens enviadas pela empresa é bem explícita: contém o valor do desconto já no título e, no e-mail, as condições são explicadas rapidamente e já é apresentado um botão que direciona para o aplicativo. Isso aumenta o número de clientes que abrem a mensagem e aproveitam as promoções.

A Uber ainda tem muito sucesso em outro elemento importante do e-mail marketing: a reconquista dos clientes inativos. Isso também é feito de maneira direta, sem questionamentos e mensagens longas, apenas oferecendo os descontos e incentivando os usuários na volta para a plataforma.

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.

1 Comentário

  1. tiago aparecido nascimento ribeiro

    muito bom

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

5 ferramentas gratuitas para te ajudar na campanha de email

5 ferramentas gratuitas para te ajudar na campanha de email

É consenso que o principal fator que faz com que uma campanha de e-mail tenha sucesso é a criatividade. Entretanto, nada adianta uma boa ideia se ela for mal executada. Para ajudar na realização e na análise da sua campanha, separamos algumas das melhores ferramentas...