GIFs Animados no E-mail Marketing voltam com tudo

Advert

Se você conheceu a internet nos anos 90 provavelmente recebia dos seus parentes e amigos, e-mails cheios de animações, brilhos e “coisinhas fofinhas”. Essas figuras animadas são feitas com um formato de imagem que data dos primórdios da internet, o GIF.
GIFs animados eram usados por um único motivo: Chamar a atenção!
E não é difícil entender o porquê, e basta visitar sites como o GifAnimados para rapidamente perceber como a internet evoluiu.

Esse formato de imagem animada foi deixado de lado pois incomodava, animações se tornaram uma forma chata e que poluíam nossos e-mails.

Porém esse formato não tem o mesmo efeito sobre os novos consumidores. E se o designer tiver cuidado e paciência nem mesmo nós, usuários dos anos 90, vamos nos incomodar com os GIFs. Muito pelo contrário, usar uma animação pode enriquecer sua campanha.

E como usar GIF animado no email marketing?

  • Chama a atenção
    • O movimento do GIFs chama a atenção do leitor, e você deve usar esse atrativo logo no início do e-mail.
      A tendência é que, ao ver uma animação interessante, a pessoa leia a campanha inteira.
  • Você desperta a curiosidade do leitor
    • As pessoas ficam curiosas para ver toda a animação, e normalmente assistem duas vezes para absorver toda a mensagem.
      Isso acontece por que sabemos que os GIFs são curtos/rápidos e (junto da curiosidade) vamos absorver rápido a informação.
  • GIF ainda é tendência
    • Usar GIF animado no e-mail ainda é coisa de aventureiros, e fazer isso com qualidade é para poucos qualificados.
      Eu mesmo não me considero um grande designer, muito menos se tratando de animação. Então seja criativo, aproveite enquanto não temos a concorrência de nossos colegas de trabalho, ou mesmo de nossas tias.

Precauções ao usar GIFs

  • Usar uma imagem animada tem seu preço. Cada frame da animação aumentará mais o “peso” do arquivo.
    • Recomendo usar GIF grande, e com poucos frames, e o máximo de informação que você conseguir colocar.
  • Lembre-se que as versões 2007 e 2010 do Outlook não suportam GIF animado e, em seu lugar, exibirão apenas o primeiro frame da animação.
    • Recomendo começar a animação com um frame que mesmo “travado” passe a mensagem desejada.

Programas e ferramentas que eu uso e recomendo

Sempre recebo dicas e dúvidas dos leitores do nosso blog. Entre as diversas ferramentas que já testei nos últimos anos algumas tem se destacado, e pra facilitar o acesso deixo sempre essa lista no fim das publicações.Espero que aproveite bem e se tiver mais alguma pra recomendar deixe seu comentário ou envie por email.DigitalOcean Referral Badge

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.
O Extrator é um site sem fins lucrativos. Contudo tenho um grande gasto com servidores. Considere apoiar esse site com uma doação de qualquer valor.

Chave PIX:
contato@extrator.com.br – Mercado Pago

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

Você sabia que o existe um recursos chamado modo confidencial do Gmail que permite enviar e-mails que se autodestroem? Isso mesmo! É uma forma de manter suas mensagens seguras e privadas, especialmente se elas contêm informações sensíveis, como números de conta ou...

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Neste tutorial vamos aprender como extrair e-mails de textos aleatórios ou de uma pesquisa específica no Google, o Extrator de Emails Finalizart é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que pode ajudar. Olá, meu nome é Douglas W. P. e sou o criador do Extrator de...