Se você conheceu a internet nos anos 90 provavelmente recebia dos seus parentes e amigos, e-mails cheios de animações, brilhos e “coisinhas fofinhas”. Essas figuras animadas são feitas com um formato de imagem que data dos primórdios da internet, o GIF.
GIFs animados eram usados por um único motivo: Chamar a atenção!
E não é difícil entender o porquê, e basta visitar sites como o GifAnimados para rapidamente perceber como a internet evoluiu.
Esse formato de imagem animada foi deixado de lado pois incomodava, animações se tornaram uma forma chata e que poluíam nossos e-mails.
Porém esse formato não tem o mesmo efeito sobre os novos consumidores. E se o designer tiver cuidado e paciência nem mesmo nós, usuários dos anos 90, vamos nos incomodar com os GIFs. Muito pelo contrário, usar uma animação pode enriquecer sua campanha.
E como usar GIF animado no email marketing?
- Chama a atenção
- O movimento do GIFs chama a atenção do leitor, e você deve usar esse atrativo logo no início do e-mail.
A tendência é que, ao ver uma animação interessante, a pessoa leia a campanha inteira.
- O movimento do GIFs chama a atenção do leitor, e você deve usar esse atrativo logo no início do e-mail.
- Você desperta a curiosidade do leitor
- As pessoas ficam curiosas para ver toda a animação, e normalmente assistem duas vezes para absorver toda a mensagem.
Isso acontece por que sabemos que os GIFs são curtos/rápidos e (junto da curiosidade) vamos absorver rápido a informação.
- As pessoas ficam curiosas para ver toda a animação, e normalmente assistem duas vezes para absorver toda a mensagem.
- GIF ainda é tendência
- Usar GIF animado no e-mail ainda é coisa de aventureiros, e fazer isso com qualidade é para poucos qualificados.
Eu mesmo não me considero um grande designer, muito menos se tratando de animação. Então seja criativo, aproveite enquanto não temos a concorrência de nossos colegas de trabalho, ou mesmo de nossas tias.
- Usar GIF animado no e-mail ainda é coisa de aventureiros, e fazer isso com qualidade é para poucos qualificados.
Precauções ao usar GIFs
- Usar uma imagem animada tem seu preço. Cada frame da animação aumentará mais o “peso” do arquivo.
- Recomendo usar GIF grande, e com poucos frames, e o máximo de informação que você conseguir colocar.
- Lembre-se que as versões 2007 e 2010 do Outlook não suportam GIF animado e, em seu lugar, exibirão apenas o primeiro frame da animação.
- Recomendo começar a animação com um frame que mesmo “travado” passe a mensagem desejada.
0 comentários