GIFs Animados no E-mail Marketing voltam com tudo

Últimas campanhas que eu criei
Últimas campanhas que eu criei
01/01/2015
7 templates de e-mail responsivo #Download
7 templates de e-mail responsivo #Download
01/01/2015

GIFs Animados no E-mail Marketing voltam com tudo

Usando GIF no e-mail marketing

Usando GIF no e-mail marketing

Se você conheceu a internet nos anos 90 provavelmente recebia dos seus parentes e amigos, e-mails cheios de animações, brilhos e “coisinhas fofinhas”. Essas figuras animadas são feitas com um formato de imagem que data dos primórdios da internet, o GIF.
GIFs animados eram usados por um único motivo: Chamar a atenção!
E não é difícil entender o porquê, e basta visitar sites como o GifAnimados para rapidamente perceber como a internet evoluiu.

Esse formato de imagem animada foi deixado de lado pois incomodava, animações se tornaram uma forma chata e que poluiam nossos e-mails.

Mas (porém, entretanto, todavia, à módique, oxènte bixin!) esse formato não tem o mesmo efeito sobre os novos e-consumidores. E se o designer tiver cuidado e paciência nem mesmo nós, usuários dos anos 90, vamos nos incomodar com os GIFs. Muito pelocontrário, usar uma animação pode enriquecer sua campanha.

 

E como usar GIF animado no email marketing?

  • Chama a atenção
    • O movimento do GIFs chama a atenção do leitor, e você deve usar esse atrativo logo no início do e-mail.
      A tendência é que, ao ver uma animação interessante, a pessoa leia a campanha inteira.
  • Você desperta a curiosidade do leitor
    • As pessoas ficam curiosas para ver toda a animação, e normalmente assistem duas vezes para absorver toda a mensagem.
      Isso acontece por que sabemos que os GIFs são curtos/rápidos e (junto da curiosidade) vamos absorver rápido a informação.
  • GIF ainda é tendência
    • Usar GIF animado no e-mail ainda é coisa de aventureiros, e fazer isso com qualidade é para poucos qualificados.
      Eu mesmo não me considero um grande designer, muito menos se tratando de animação.Então seja criativo, aproveite enquanto não temos a concorrência de nossos colegas de trabalho, ou mesmo de nossas tias.

 

Precauções ao usar GIFs

  • Usar uma imagem animada tem seu preço. Cada frame da animação aumentará mais o “peso” do arquivo.
    • Recomendo usar GIF grande, e com poucos frames, e o máximo de informação que você conseguir colocar.
  • Lembre-se que as versões 2007 e 2010 do Outlook não suportam GIF animado e, em seu lugar, exibirão apenas o primeiro frame da animação.
    • Recomendo começar a animação com um frame que mesmo “travado” passe a mensagem desejada.

 

A alguns dias eu me aventurei com GIFs animados, você pode conferir Últimas Campanhas que eu Criei.

Douglas W. P.
Douglas W. P.
- Full Stack Designer na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de emails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhares de pessoas extraem e organizam emails de uma maneira simples, rápida e gratuita.

Deixe uma resposta