E-mail marketing para empresa pequena compensa?

Certamente você está acostumado em receber campanhas de grandes empresas, todos os dias, de diferentes conteúdos e objetivos. Essas empresas já estão consolidadas e tem muitos leitores, mas o ponto principal é que elas já sabem os caminhos e vantagens de fazer email marketing.

Mas e as empresas pequenas? E os sites de nichos específicos? Como fazem suas campanhas? E quais são seus resultados?

Hoje quero conversar sobre “E-mail marketing para empresas pequenas”.


A primeira verdade que você DEVE aprender:

Toda e qualquer empresa pode fazer e-mail marketing

Não existe nenhuma regra que impeça sua empresa de fazer os envios, quer uma prova?

Imagine: “João é dono de um carrinho de Lanches na avenida da cidade, mesmo sem um site ele pode formar uma lista de contatos manualmente, ou pelo Facebook. Com essa lista, mesmo que pequena, ele pode divulgar novos lanches no cardápio, fazer promoções para quem é assinante da News (Como nesse exemplo do Bob’s) E pronto, temos uma solução 100% eficaz para o João.”

Essa situação pode fazer aquele cliente esporádico criar um vínculo, um relacionamento, e porque não dizer, uma paixão? Afinal o João está fazendo algo totalmente novo e inusitado no seu ramo de atuação.
Qualquer empresa pode fazer e-mail marketing, mas cuidado:

Existem regras e elas existem por uma razão

Quando começamos a fazer algo novo nem sempre estamos preparados, mas entre erros e acertos vamos melhorando. Essa verdade também vale para nossas campanhas.

Mas o que é realmente válido para uma empresa pequena? Será que todas as regras se aplicam para todos casos? Sim!

Se você for um profissional experiente vai concordar comigo:

“Suas campanhas devem ser pensadas no leitor que vai receber”.

Essa deve ser sua prioridade, criar algo simples e fácil para sua lista. Recomendo que você leia minhas
10 dicas PODEROSAS para fazer e-mail marketing de qualidade e Tudo que você precisa saber sobre e-mail marketing

As dicas abaixo são para todo e qualquer divulgador, mas em especial para os novos aventureiros:

  • Não envie muitas vezes para as mesmas pessoas, mantenha uma frequência mas sem incomodar seu leitor. Para listas pequenas (em geral) duas ou três vezes por mês é mais que suficiente.
  • Não dispare com seu e-mail particular, prefira enviar por um sistema:
    Existem sistemas como o Mailchimp que permitem que você envie quantidades ilimitadas para até mil leitores por míseros $10 dez dólares.
  • Leia e estude sobre como fazer e-mail marketing, sempre tem uma coisa nova para se aprender.

3 – Teste e não “Dê o passo maior que a perna”

Tudo começa com os testes.

Você já deve saber, mas vou repetir, testar é a melhor maneira de entender seu público.

Essa dica é simples, envie duas versões da mesma campanha para dois grupos pequenos da sua lista. Marque os links com ferramentas de métricas como o Bit.ly e confira os links mais clicados.

Evite prometer muito, enviar muito e fazer muito. Este é o erro mais comum entre meus clientes. Sua pequena empresa não precisa disparar 200 mil emails por semana, e muito menos querer atingir todos os segmentos que existem do dia pra noite.

Bônus: (Baseado em fatos reais).

Certa vez uma cliente queria contratar uma campanha de e-mail semanal para sua loja virtual de perfumes:

Eu – Qual será seu público alvo?
Ela – as Mulheres
Eu – já prevendo a intenção dela perguntei: Mas de que idade?
Ela – Maiores de 18
Eu – De que estado, região, e q]o que elas devem ter em comum?
Ela – De todo o Brasil e que gostem de perfumes!

Eu juro que não aguentei e dei uma gargalhada antes de tentar explicar para ela como que funcionava”.

Não dê risada,isso aconteceu mesmo!

Infelizmente essas informações não estão na minha gaveta para poder oferecer para qualquer empresa. No caso essa cliente, que nunca tinha vendido nada pela internet, queria abraçar o mundo com as pernas e vender produtos que nem estavam no seu estoque.

Qual foi o resultado? Nenhum, a loja teve 5 pedidos e nada mais, falida a loja virtual terminou seus dias.

E como esse caso várias pessoas tentam fazer mais do que estão preparados, não só com e-mail marketing mas com toda a gestão do seu negócio online, então para terminar fica mais uma frase de efeito desse humilde marqueteiro:

“Um passo e-mail de cada vez, e siga em frente converta um cliente”

Sucesso,
Douglas W. P.

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.
O Extrator é um site sem fins lucrativos. Contudo tenho um grande gasto com servidores. Considere apoiar esse site com uma doação de qualquer valor.

Chave PIX:
[email protected] – Mercado Pago

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