5 estratégias de copywriting para atrair o público feminino

Uma pesquisa do SPC Brasil revelou que 58,5% das mulheres não se sentem verdadeiramente retratadas em propagandas / Imagem: Unsplash – Adam Winger

As mulheres são mais dificilmente impactadas por propagandas. Para conversar diretamente com elas é preciso definir estratégias inteligentes e fazer com que elas se sintam representadas.

Informações repassadas pelo Universo Delas, site voltado ao comportamento do público feminino, indicam que mais de 58% das mulheres acreditam que as propagandas não mostram a mulher da realidade. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Ainda, 30% das mulheres desta pesquisa acreditam que as marcas constroem uma mulher perfeita e não gostam disso. Entende a necessidade de analisar e repensar quais estratégias sua empresa tem usado para o público feminino?

Em seus artigos publicados na Forbes, Bridget Brennan, especialista quando o assunto é marketing para mulheres, compartilha estratégias de copywriting para atrair a atenção do que ela chama de “world’s most powerful consumers: women”, ou seja, “consumidores mais poderosos do mundo: mulheres”. Compilamos algumas delas para compartilhar com você.

1 – Eduque as mulheres do seu nicho

O ditado já diz: informação é poder. Logo, seu objetivo deve ser se tornar referência dentro do seu ramo. Seja a fonte de informação que faz as mulheres se sentirem inteligentes em relação ao serviço ou produto que sua empresa oferece. Para Brennan, conhecimento é sua melhor moeda de troca. Se você tem uma marca fitness, por exemplo, instrua sobre temas como nutrição, exercícios, suplementação e tudo que possa envolver esse universo mais saudável.

2 – Abra espaços para diálogos

Dialogue com seu público sobre tópicos que você gostaria que fossem associados a sua marca. Uma loja de camisetas femininas, por exemplo, pode abrir espaço – e se posicionar – em temas recorrentes do feminismo. Questione e ofereça ferramentas para que as mulheres possam pensar sobre o assunto.

3 – Conte histórias reais

Brennan questiona em um de seus artigos “Existe algum assunto mais fascinante do que pessoas?”. Ela explica que por esse motivo os reality shows são tão populares. As pessoas querem aprender através da experiência de outras pessoas, por isso, conte histórias reais para se comunicar com as mulheres.

4 – Mostre casos de sucesso de “Antes X Depois”

Mulheres buscam inspiração em diversas áreas da vida. Então, não há nada melhor do que mostrar um antes e depois de um caso de sucesso. Pode ser um emagrecimento, uma sala de estar transformada ou mesmo um novo corte de cabelo. Como sua marca pode inspirar as mulheres usando essa estratégia?

5 – Conte de onde você vem e mostre seus bastidores

As pessoas querem saber quem está por trás da marca. Como ela começou, por qual motivo, quem faz acontecer. Humanize e personalize. Mostre os bastidores, a rotina, os processos. Tudo isso vai ajudar as mulheres a estabelecerem uma conexão com sua empresa.

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.

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