10 dicas para seu cliente querer abrir seus e-mails

Advert

O E-mail marketing continua a ser uma das formas mais populares que as empresas usam para interagir com seus clientes. Tal como em tudo no mundo do design, como você projeta um e-mail e terá um tremendo impacto sobre coisas como: a taxa de cliques e a retenção de seus assinantes.

Quando você projeta para o e-mail, você deve aproveitar ao máximo a oportunidade, é tudo muito rápido. Em segundos você ganha ou perde seu leitor, você tem que causar uma ótima impressão para seus assinantes

Um dos princípios Cialdini de persuasão se aplica aqui: “se você oferecer a seus leitores conteúdo de valor, eles vão retribuir por tomar o tempo para ler e vão clicar em algum link.

Mas claro, projetar uma campanha para email também implica um projeto de e-mail responsivo, hoje quase metade dos e-mails são abertos em dispositivos móveis, nada mais justo começarmos por ele concordam?

Aqui estão dez regras básicas e praticamente indispensáveis para um projeto de e-mail marketing de sucesso.

1) Pense em transparência (mobile)

Antes de tudo pense como seu leitor vai receber a mensagem. Verifique o assunto, os nomes de remetentes e até mesmo os preheaders que você usa. Nunca faça qualquer um destes ambíguo ou algo que fique confuso para os seus leitores. Caso contrário, é muito provável que ele marque seus e-mails como lixo ou até um bloqueio definitivo.

Então sempre diga a seus leitores a sua identidade, sobre o que eles estão lendo e quais são os benefícios da leitura. O truque é fazer com que todas essas informações fiquem o mais próximo do topo do seu e-mail. Assim você faz o seu leitor encarar as informações na cara, no momento que ele abrir sua proposição não será ignorada.

2) Siga um padrão convencional (mobile)

Este é o único momento em que ser convencional e não fazer algo inesperado ajuda a sua causa. As pessoas vão esperar algumas semelhanças em todos os e-mails que abrem. Por exemplo, ao projetar email para nas versõmobie, não se esqueça de fazer botões para seus links grandes, facilite o click.

O ideal seria fazer o botão em 80% da largura da tela, para chamar a atenção e incentivar o toque/click.

Se você colocar links adicionais na cópia do seu e-mail, certifique-se que eles aparecem em cores contrastantes e ousadas, para destacá-los e praticamente gritar por atenção.

Nunca coloque links muito próximos, já que seria chato se o usuário acidentalmente tocar/clicar no link errado.

Botões no Celular
Qual dos dois tem mais chance de click?

3) Minimalismo: fale mais escrevendo menos

Seu público alvo gosta de perder tempo? normalmente não! Normalmente ninguém gosta de perder tempo, especialmente usuários mobile.

Aqui a regra é clara Galvão, não escreva muito em seu e-mail.

Os leitores vão simplesmente escanear o corpo do e-mail, procurando o conteúdo que interessa, ignorando todo e qualquer “excesso”.

E a dica é fácil: Divida o conteúdo em blocos de texto, pequenos pedaços são mais fáceis de consumir.

Por exemplo:

Nos envios do Extrator de Emails sempre faço blocos de textos pequenos, normalmente com apenas o título e a imagem. Por via de regra: quanto mais texto, maior a chance do leitor enviar seu e-mail para o lixo.

Novidades no extrator

4) Promova a leitura ‘scan-friendly’

Scan é como chamamos o processo de leitura e observação. Os leitores vão fazer o Scan dos seus e-mails, sendo assim facilite esse trabalho.

O jeito mais fácil de fazer isso é dividir o texto em blocos delineados, e que chegam direto ao ponto. O uso de títulos simples e diretos, e a ênfase do que é importante em negrito vão fazer o Scan do seu e-mail virar um clique. Garantido!

Repare como é simples, este e-mail transacional da GEICO ilustra perfeitamente como é fácil separar, destacar e chamar a atenção.

Geico


Se você olhar rapidamente logo entende o objetivo do e-mail, e se estiver com paciência
pode ler todo o texto e descobrir mais sobre o e-mail.

5) Diga tudo que quiser, mas só depois!

Projete seu e-mail para que os detalhes mais emocionantes e curtos venham em primeiro lugar. Dessa forma, você atiça o leitor, fazendo ele “querer mais”.
E não tem problema nenhum abusar dessa técnica.

O leitor que não “converte o CTA” nunca foi seu objetivo, você não perde um leitor que não estava interessado em “ler”, então não perca o leitor que quer receber seu conteúdo. Trate ele com carinho :D

6) Nunca esqueça a CTA (Call To Action)

Quando se faz e-mail marketing, a CTA é o maior objetivo. Por isso, vale a pena repetir o apelo à ação, no e-mail mesmo, especialmente se o seu e-mail tem mais conteúdo.

Ninguém quer percorrer todo o caminho de volta para o início do e-mail para ver a chamada para a ação novamente.

Exemplo: a MailChimp tem a CTA (Sing Up Free) na parte superior e, em seguida, novamente na parte inferior.

mailchimp

7) Limite o número de escolhas

Um excesso de opções em seu e-mail irá causar uma sobrecarga cognitiva em seus assinantes, quando o leitor tem muita opção a chance de não escolher/clicar em nada aumenta muito.

Pense com cuidado sobre o quais seriam as opções básicas para seu leitor, e se realmente é uma vantagem para ele clicar para ir para o seu site ( Se não for, convença ele de que é :D ).

Você pode introduzir os detalhes gradualmente, se necessário. Se você lhe der muita informação no início, você poderá forçar seu leitor a abandonar sua tarefa.

8) Acredite nos espaços em branco (vazios)

Espaços em branco são muito eficazes, especialmente em design para e-mail. Usar espaços em branco é muito útil quando se trata do “rompimento de pedaços cruciais de informação”, mas o que significa isso?

Eu explico:

Você tem uma a CTA, o título, as imagens e texto. Ao separar o conteúdo deixe espaços confortáveis para a leitura.
Dê uma olhada nos exemplos aqui mesmo, praticamente todos tem espaços vazios, e isso fazer você prestar atenção no que realmente importa.

9) Uma dica especial para design de e-mails responsivo

Hoje as pessoas estão olham para seus dispositivos móveis em torno de 150 vezes por dia! Além disso, 4 de 5 pessoas vão apagar o e-mail se ele não “ficar bem” em seus dispositivo. Tudo isso significa que você tem que se concentrar mais, no sentido de levar a sua mensagem aos seus leitores de forma mais eficiente do que nunca.

A função de CSS @media é usada para definir tamanhos do corpo de e-mail, de acordo com o tamanho da tela. @media é um conjunto exclusivo de estilos CSS que se comportam como regras dinâmicas ou declarações condicionais. Eles podem ajudá-lo a criar e-mails que são mais legíveis em vários tamanhos de tela.

O que o @media faz é identificar o tamanho da tela de um dispositivo e, em seguida, vários conjuntos de regras que se aplicam ao referido tamanho da tela. Com base especificamente o que você quer realizar, consultas de @media normalmente não são fáceis de implementar.

Suporte de e-mail responsivo

Atualmente, nem todos os dispositivos portáteis e clientes de e-mail suportam essa função @media. É por isso que os designers devem se manter a par do que os dispositivos e clientes estão aceitando. O melhor é testar e testar, só assim você terá certeza de que seu e-mail será perfeito em qualquer tela.

E-mails responsivos são suportados em:

  • Android 4.x Email OEM app :)
  • iOS Mail app
  • Windows Phone 7.5
  • BlackBerry Z10
  • BlackBerry OS7

Clientes de e-mail que não suportam e-mail responsivo:

  • Android Gmail app :(
  • iPhone Gmail app
  • iPhone Yahoo Mail app
  • iPhone Mailbox app
  • Blackberry OS5
  • Android Yahoo Mail app
  • Windows Phone 7
  • Windows Phone 8
  • Windows Mobile 6.1

10) Projete e-mails para pessoas

Como em todos os outros aspectos de web design, o trabalho do designer é projetar para o usuário, a fim de melhorar a experiência dele. Isso tem que ser a prioridade número um em um projeto de e-mail. Caso contrário, seus e-mails não vão ter sucesso.

Há tantas coisas a considerar, desde a transparência e seguir um padrão convencional, e té o minimalismo e os espaços em branco.
Se você quiser alcançar pessoas no celular, você tem que descobrir também em design responsivo.
Manter estas dicas em mente vai ajudar muito com a sua taxa de cliques e-mail.

Dúvidas? Sugestões? Comente ou entre em contato.

Sucesso,
Douglas W. P.

Programas e ferramentas que eu uso e recomendo

Sempre recebo dicas e dúvidas dos leitores do nosso blog. Entre as diversas ferramentas que já testei nos últimos anos algumas tem se destacado, e pra facilitar o acesso deixo sempre essa lista no fim das publicações.Espero que aproveite bem e se tiver mais alguma pra recomendar deixe seu comentário ou envie por email.DigitalOcean Referral Badge

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.
O Extrator é um site sem fins lucrativos. Contudo tenho um grande gasto com servidores. Considere apoiar esse site com uma doação de qualquer valor.

Chave PIX:
contato@extrator.com.br – Mercado Pago

3 Comentários

  1. Jaime Garcia

    Ola Douglas, por getileza! Voce teria um sugerimento de software ou website para criacao de e-mail responsivos.
    Atenciosamente

    Responder
    • Douglas W. P.

      Olá Jaime,
      Aqui no blog já postei sobre o Bee Free. Ferramenta gratuita e muito fácil de usar.

      Sucesso

      Responder
  2. Rui Carlos de Souza

    Show de bola ! Gaúcho GNU/Linux

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

Você sabia que o existe um recursos chamado modo confidencial do Gmail que permite enviar e-mails que se autodestroem? Isso mesmo! É uma forma de manter suas mensagens seguras e privadas, especialmente se elas contêm informações sensíveis, como números de conta ou...

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Neste tutorial vamos aprender como extrair e-mails de textos aleatórios ou de uma pesquisa específica no Google, o Extrator de Emails Finalizart é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que pode ajudar. Olá, meu nome é Douglas W. P. e sou o criador do Extrator de...