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8 Maneiras incríveis de melhorar seu blog

8 Maneiras incríveis de melhorar seu blog

Como blogueiros, todos nós queremos aproveitar o máximo dos nossos blogs. Queremos criar conteúdos que tragam visitantes, e aumentar os ganhos no final do mês. Sempre tendo certeza que o conteúdo é de qualidade, que o design é atraente e a usabilidade de alto nível. Em meio a tantas coisas é bem fácil esquecer as coisas, é muito fácil esquecer como pensam nossos novos visitantes.

Pensando nessas coisas começamos um novo tema neste blog. Serão dicas e tutorias sobre como você pode melhorar seu blog, pra que você aproveite o máximo possível de cada visitante.

 

Nunca esqueça a experiência dos seus visitantes

Blogueiros novos , os de primeira viajem, cometem um erro super comum: criar um blog que só agrada a eles. Pode ser tentador criar seu espaço online que realmente fala como você gosta, mas é extremamente importante colocar as preferências do seu público em primeiro plano.

Tente pensar na “primeira visita do visitante” (ficou redundante, eu sei 😛). Se você estivesse vendo seu site pela primeira vez, e não sabe absolutamente nada sobre quem você é o autor.
Abra seu blog e faça essas perguntas a você mesmo:

  • O assunto principal da página é evidente pro visitante?
  • O visitante vai conseguir navegar entre as várias páginas do site?
  • Qual serão as ações (cliques, rolagem, CTA’s) que meu visitante deverá fazer no blog?
  • O que você deseja que seu visitante faça no seu blog?
  • Meu conteúdo é fácil de ler, e de encontrar?

No momento que você coloca seu pensamento nos interesses do seu visitante, as chances que você tem de agradar ele são muito maiores. E falar de maneira agradável para os visitantes é ótimo pro blog. Eles irão visitas mais páginas, vão deixar comentários, vão compartilhar, vão consumir mais publicidade, etc..

Os benefícios são incontáveis.

 

Se livre da bagunça!

Essa é outra regra básica deixada de lado: Menos é Mais! Com uma abundância de widgets e recursos disponíveis ao seu alcance, é bem fácil criar uma confusão no seu layout. Antes de adicionar quaisquer Widgets, módulos ou Plugins, pergunte-se: Será que isso realmente vai ajudar meu blog? Se a resposta for qualquer coisa menos que um “talvez” pode esquecer!

 

Criar uma agenda de postagens

Você não precisa postar novos conteúdos todos os dias, especialmente se você gerencia o blog sozinho. Na verdade, você realmente deve seguir a regra 80/20.

Use 20% do seu tempo para criar o conteúdo, e 80% para promover seu blog.

Crie a sua própria agenda de lançamento e decida quando você vai publicar o novo conteúdo, seja uma ou duas vezes por semana, ou a uma certa hora do dia. Encha os dias vagos com as estratégias de promoção para obter novos visitantes.

 

 

Crie títulos marcantes

O títulos e as headlines são provavelmente as peças mais importantes do quebra-cabeça “blogging“. Eles não só ajudam muito com SEO, mas também têm a capacidade de atrair mais visitantes, dependendo da sua redação. Experimente palavras-chave de cauda longa nos títulos e certifique-se que são relevantes para o leitor. O visitante deve saber exatamente o que eles estão prestes, e é seu dever criar atrair a atenção do leitor usando apenas uma linha de texto.

Revise as postagens antigas do seu blog, e pense como pode melhorar os títulos. Uma dica é especificar, de maneira resumida, o conteúdo da postagem. Outra fonte de inspiração é saber como os visitantes chegaram até seu site, usa o Google Analytics para descobrir as palavras chaves pesquisadas no Google para seu blog.

 

 

Mostre sua personalidade

Um monte de blogueiros cometem o erro de tentar imitar outros blogueiros, seja na maneira de postar ou no tom que eles usam. Isso tende a deixar a sua escrita um pouco menos autêntica. Tente mostrar que seu conteúdo é único através de seu estilo de escrita. Isso pode levar algum tempo, às vezes é difícil de transmitir a sua personalidade através das palavras, mas quando você perceber será algo natural.

 

 

Não se concenter em um só assunto

Nem todo mundo precisa ter um blog de nicho, você pode tentar ampliar o assunto que você escolheu para o blogs. Esses testes são perfeitos para conhecer mais seus visitantes.

Minha amiga Fernanda, do blog Fernanda Caroline tem o foco no nicho de Tratamentos Capilares, assuntos como:

Como fazer o cabelo crescer rápido
Cronogramas de crescimento

Mas isso não impediu ela de publicar conteúdos como Fronhas de Cetim ou Celulite e Retenção de Líquidos. Para um blog que o assunto deveria ser “Crescimento capilar” isso parece estranho né? No caso das Fronhas de cetim ela mostrou como isso pode ajudar no processo de crescimento dos cabelos, segundo ela usando as fronhas as meninas tem “Fios muito mais alinhados, disciplinados, redução significativa dos frizz”.

É uma relação sutil, entre o conteúdo dela (Crescimento Capilar), e o novo conteúdo (Fronhas de Cetim).  Esse tipo de relação abre portas para que novos anunciantes, novos visitantes, e ainda ela pode começar a divulgar produtos como afiliada.

Quando você faz testes como este, você pode descobrir um várias idéias de conteúdo, e com novo conteúdo você abre o leque de oportunidade.

 

 

Reserve um tempo para aprender

Claro, você poderia apenas sentar e publicar posts todos os dias, mas tendo um tempo para aprender mais sobre blogs e aspectos técnicos, você pode fazer muito mais! Você já está lendo este artigo, então eu suponho que você está ansioso para saber mais sobre blogs.

Então acompanhe blogs sobre o assunto, se inscreva em Newsletters de blogueiros que você gosta.

Aprenda tudo que puder, filtre o que for do seu interesse, e use o que for bom para seu leitor.

 

 

Crie uma lista de coisas à fazer

Uma lista de coias à fazer vai te ajudar a ficar de olho no seu blog. Enumere as melhorias, defina datas, reserve tempo para fazer o que planejou. As listas são excelente para organizar o seu fluxo de trabalho. Manter um fluxo de trabalho, manter uma rotina de publicações e ações, não é fácil, experiência própria.

A criação de conteúdo não deve tomar muito do seu tempo, mas quando estiver criando conteúdo, faça o melhor que puder. E pode ter certeza que terá bons resultados.

 

 

 

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários e dúvidas abaixo.

 

Sucesso,
Douglas W. P.

Douglas W. P.
Douglas W. P.
Gaúcho de 26 anos, criei a finalizart.com no fim de 2008. Depois de passar por quase todas as áreas de uma agência, vi que me identificava mais como Designer onde atuo até hoje, e sei fazer um bom café. :DEspecialidades: Semântica e Otimização SEO, HTML5, jQuery, CSS \o/.

1 Comentário

  1. Roseli disse:

    Gostei!

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