Dicas simples para seu email não cair no spam

Minha proposta neste artigo é trazer uma abordagem, mesmo que superficial, sobre como pequenas coisas podem estar atrapalhando o desempenho das sua campanhas, e prejudicando seus resultados. Então observe essas dicas rápidas e sua próxima campanha será ainda melhor!

Apesar de variar muito de acordo com a plataforma, os filtros anti-spam normalmente avaliam todo o conteúdo de de um email. Texto, links, imagens, formatação e assunto.

E ainda tem as configurações do servidor de emails e domínio, além dos dados de remetente, como: nome e e-mail.

Requisitos indicados a quem deseja aproveitar essa dicas:

  1. Servidor de emails está devidamente configurado.
  2. Lista de email verificada, com no máximo de 6% de emails inválidos.

Com esses requisitos o que nos resta é melhorar a qualidade do conteúdo que você envia.

Primeiro vamos avaliar quem está enviado o email.

O Remetente:

A primeira informação que temos que verificar é o remetente. Essa informação é muito importante para quem vai receber, pois é o primeiro ponto de confiança entre o leitor e você.

Exemplo de remetente que deve ser evitado
  1. EVITE usar nome e e-mail genéricos.
    E-mails como [email protected]  não passam confiança pro leitor, prefira usar seu nome, e um e email que realmente te represente.
  2. Tente manter sempre o mesmo e-mail de remetente para os que já recebiam suas mensagens continuem sem precisar configurar o mesmo.
  3. Se possível peça para que seus contatos adicionem o e-mail que escolheu como remetente de suas mensagens em sua lista de contatos,
    catálogo de endereços ou nas listas de remetentes confiáveis, assim os filtros do programa de e-mail não irá bloquear o conteúdo de suas mensagens.

Dica:
Crie um email em que o leitor possa enviar um email de resposta, e assim criar um relacionamento entre seus emails.
Essa ação simples ajuda muito a melhorar a qualidade da sua lista, e também a reputação do seu servidor.

O Assunto:

  • Evite usar frases no imperativo!
    Frases como não perca tempo!’, ‘compre já!’
  • Não utilizar caracteres especiais ou emoticons

-> Leitura Complementar: 7 mitos do Email Marketing – [O sexto é o mais incrível]

O Conteúdo:

Este deve ser o ponto mais importante, e onde você deve ter mais atenção ao criar sua campanha de email marketing.

  • Evite usar corte e fontes muito contrastantes, como, uma frase em vermelho, outra em verde, outra em laranja.
  • Envie mensagens com anexos somente se for realmente necessário.
  • Procure não enviar somente uma imagem, insira também texto em sua mensagem e se a imagem for grande, tente dividir ela em imagens menores.
  • Não utilize ferramentas como Word para gerar suas mensagens em HTML, pois editores do tipo inserem muitas tags inúteis e dessa forma o código de sua mensagem ficará poluído.
  • Tente deixar o texto de suas mensagens mais visível possível. Procure utilizar cores que façam contraste entre o texto e o fundo de sua mensagem.

-> Leia Também: Como testar email marketing antes do envio?

Links diversos e Opt-Out (Cancelar):

Esta é uma lei, sempre ao enviar uma campanha dê a opção do leitor sair da sua lista. Este link de opt-out normalmente é colocado no rodapé do email, mas alguns, assim como eu, preferem colocar o link logo no início da mensagem, antes mesmo do conteúdo.

Essa técnica ajuda a você criar listas de emails mais focadas em quem realmente tem interesse no conteúdo. Quanto a sua lista ficar mais fiel e preparada você passa a gastar tempo, dinheiro e paciência somente com quem realmente te interessa.

  • Se for inserir link por extenso em suas mensagens coloque sempre dessa forma http://www.dominio.com.br ao invés de www.dominio.com.br
  • Se seu sistema permitir, crie uma campanha de recuperação, uma email que será enviado sempre que alguém sair da sua lista. Essa técnica pode salvar um leitor que clicou por acidente.

-> Veja Também: Meus 11 segredos para criar emails com ótimos resultados

Tamanho da Lista e Servidores de Envio:

Não adianta ter uma qualidade excelente em todos os pontos, se ao enviar sua campanha seu sistema estiver sobrecarregado. E da mesma forma não precisamos de muitos servidores para enviar email marketing para listas pequenas.

Neste quesito você deve observar os seguintes pontos:

Listas Pequenas (até mil contatos):
  • Evite enviar para mais de 50 contatos por vez.
  • Um servidor de envio é mais que suficiente.
  • Servidores gratuitos podem ser uma excelente alternativa.
Listas Grandes:
  • Prefira enviar os emails individualmente, não em blocos.
  • Eu uso um servidor para cada 4 mil contatos.
  • E limito o envio para 2 mil disparos por hora (por servidor).
  • Rotacionamento de IP nunca é uma boa ideia.

-> Veja Também: 10 dicas para seu cliente querer abrir seus e-mails

Conclusão

Essas práticas podem ser aplicadas em qualquer campanha de email, e lá no final fazem uma diferença enorme no resultado.

Use-as com sabedoria!

Sucesso,
Douglas W. P.

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.
O Extrator é um site sem fins lucrativos. Contudo tenho um grande gasto com servidores. Considere apoiar esse site com uma doação de qualquer valor.

Chave PIX:
[email protected] – Mercado Pago

11 Comentários

  1. Adriano

    Porque utilizar emoticons pode cair spam? O Hubspot incentiva o uso, a maior marketing do mundo.

    Responder
    • Douglas W. P.

      Obrigado por interagir aqui Adriano. Na verde hoje em dia isso já não é uma verdade absoluta.
      Só queria atentar ao detalhe que essa publicação é de 2016, na época era bem incomum os sistemas operacionais interpretarem emojis.

      Atualmente já estão bem difundidos e inclusive com padrões de identificadores em praticamente todos os dispositivos.

      Sucesso.

      Responder
  2. Josue Falcao

    Douglas entrei com minha conta com muito ORGULHO do seu trabalho, PARABÉNS! essa iniciativa é honrosa, você merece cada centavo conquistado pro seu trabalho…

    Responder
  3. Iranilde Celestina Guimarães

    Obrigado pelas dicas

    Responder
  4. João de Deus

    Caro amigo Douglas, suas ferramentas e sacadas são muito boas e objetivas
    muito obrigado por compartilhar conosco.
    Valeu mesmo!

    Responder
    • Renilson Paiva

      Tive a mesma percepção!

      Responder
  5. Iris

    Douglas, MUITO obrigada por todas as dicas. Você é demais!!!!
    Vou utilizar a sua lista para fazer o meu primeiro envio em massa.
    Mas fiquei com uma dúvida…
    Tenho uma simples apresentação da minha empresa em pdf para enviar para os RHS para captar clientes do mundo corporativo. O ideal seria me apresentar no corpo do e-mail e anexar o pdf?
    Ou utilizar um desses templates que você postou aqui? Como faço para diferenciar os e-mails de corporativo dos pessoais?!?! Help?!?!?!?
    Obrigadaaaaa

    Responder
    • Douglas W. P.

      O ideal mesmo seria apenas um link para a apresentação externa ao e-mail.
      Não precisa de um template desses, pois um email mais informal no seu caso pode ter mais resultados, tiramos a cara de propaganda e transformamos em uma conversa de email normal. Entende?

      Só email com texto, e o link para acessar o PDF. Pronto!

      Responder
  6. Luiz Carlos

    Boa tarde Douglas ! Gostei muito de suas dicas, vai me ajudar bastante na criação de meus e-mails marketing. Abraço

    Responder
  7. erico pereira

    estou vendendo pelo mercado livre um produto para defesa pessoal, que nada mais e que um taco de baseball mirim com 58 cm comprimento por 5,8 cm diametro por 15 reais, proprio para ser carregado dentro do carro ou deixado em baixo da cama. quero continuar com o mercado lvre mais incrementar ainda mais minhas vendas.
    Alguma sugestão ?
    abs
    erico

    Responder

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